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Pirelli anuncia compostos para o GP de São Paulo de F1

04/11/2025 - 12:49 - Redação - Foto: Divulgação Pirelli

Duas semanas após a etapa anterior, a Fórmula 1 retorna ao continente americano para o GP de São Paulo. O fim de semana brasileiro apresenta a penúltima Sprint, antes da última da temporada, no Catar.

O Brasil tem uma forte ligação com o esporte, com uma rica herança automobilística, além de ser o berço de vários grandes campeões que deixaram uma marca inesquecível na história da Fórmula 1.

O circuito de Interlagos, com uma interessante combinação de diferentes tipos de retas e curvas, geralmente proporciona um grande espetáculo e disputas acirradas, com chuvas repentinas muitas vezes adicionando incerteza ao resultado final.

Nesta semana, o Boné de Pódio da Pirelli é verde e amarelo, em referência às cores da bandeira nacional. A edição especial que os pilotos utilizarão no pódio é produzida pela Pirelli Design com contribuição criativa do designer Denis Dekovic e pode ser adquirida no site de e-commerce dedicado: https://store.pirelli.com.

Os compostos

A seleção de compostos deste ano para o GP de São Paulo remete a 2023, com o C2, C3 e C4 como Duro, Médio e Macio, portanto, um passo mais duro do que o trio usado no ano passado.

No ano passado, os pneus para pista seca não foram necessários para a corrida, mas quando utilizados na sexta-feira e no sábado de manhã, apresentaram altos níveis de desgaste, além da granulação, especialmente no eixo traseiro. O circuito havia sido totalmente recapeado, resultando em uma superfície muito lisa, menos abrasiva do que nos anos anteriores, embora ainda com muitas ondulações ao longo da pista.

Se as condições forem semelhantes, com as inevitáveis variações decorrentes do envelhecimento do asfalto, a decisão de trazer compostos mais duros poderá estender a vida útil de performance dos pneus, que já são mais resistentes à degradação do que os da gama de 2024. Isso pode permitir que o composto Macio entre em cena, já que no ano passado ele foi utilizado apenas na classificação da Sprint.

Em 2024

No ano passado, a classificação e a corrida aconteceram no domingo. Com a previsão de mau tempo, o Diretor de Prova decidiu realizar a classificação às 7h30, além de adiantar o horário de largada do GP para as 12h30. Pneus para pista seca não foram utilizados em nenhum momento do dia.

Todos os pilotos largaram com pneus Intermediários e, na metade da corrida, a prova foi interrompida com bandeira vermelha devido ao aumento da chuva. Nesse momento, apenas cinco pilotos haviam colocado pneus de Chuva Extrema. Após a relargada, todos os pilotos completaram a prova com Intermediários, sendo que apenas quatro deles utilizaram um jogo novo. Se a corrida tivesse sido em pista seca, os dados do dia anterior indicavam que uma estratégia de duas paradas seria a opção mais realista em termos de tempo total de prova e gestão dos pneus, considerando o nível de desgaste observado nas sessões de sexta-feira e sábado.

A pista

O circuito, nomeado em homenagem ao piloto brasileiro José Carlos Pace, tem 4,309 quilômetros de extensão. Foi construído entre 1938 e 1940 e se inspirou fortemente em três autódromos clássicos: Brooklands, na Inglaterra, Roosevelt Raceway, nos Estados Unidos, e Montlhéry, na França.

O traçado de Interlagos é interessante, com características que lembram um circuito oval no sentido anti-horário, que os pilotos percorrem 71 vezes durante a corrida. Ele conta com 15 curvas com forças laterais e longitudinais relativamente equilibradas, o que significa que os pneus não sofrem esforços excessivos, já que as cargas são distribuídas de forma praticamente igual entre os eixos dianteiro e traseiro.

A combinação de várias retas com trechos mais travados proporciona diversas oportunidades de ultrapassagem, embora também aumente o risco de Safety Cars e incidentes.

Nesta época do ano, o clima e as temperaturas podem variar bastante, com risco frequente de chuvas e inevitável utilização de pneus para pista molhada.

Outra característica marcante de Interlagos é o asfalto irregular e ondulado, resultado do fato de o autódromo ter sido construído sobre um terreno relativamente instável, mais um desafio para pilotos e equipes no que diz respeito ao acerto dos carros e à gestão dos pneus.

Palavra-chave: cores

O Carnaval brasileiro é conhecido em todo o mundo pelas cores vibrantes de sua ambientação e das fantasias dos participantes, representando o espírito festivo e a identidade cultural do país. Foi justamente no Rio de Janeiro, berço do famoso carnaval, que a Pirelli introduziu pela primeira vez as faixas coloridas nas laterais dos pneus, um elemento que se tornaria uma marca registrada da empresa italiana na Fórmula 1.

Na primeira etapa da temporada de 1986 da F1, realizada no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, a equipe Benetton, pertencente à marca de roupas homônima, reconhecida por seu uso inovador de cores, apresentou uma grande novidade: pneus Pirelli com as laterais totalmente coloridas. Os B186, pilotados por Gerhard Berger e Teo Fabi, utilizarma esses pneus no primeiro trecho da corrida, para surpresa geral. Até aquele momento, os pneus permaneciam quase exclusivamente pretos.

Quando a Pirelli retornou à Fórmula 1 em 2011 como fornecedora exclusiva de pneus, ela introduziu marcas coloridas ao lado do logotipo, facilitando a identificação dos compostos. Essa ideia atingiu seu auge em 2018, quando havia nada menos que sete cores diferentes para distinguir os vários tipos de pneus — uma gama apelidada de "arco-íris". No entanto, essa experiência durou apenas até o final daquela temporada, sendo substituída pelo sistema atual de três cores: branco, amarelo e vermelho.

Área de Estatísticas

Até o momento, o Brasil sediou 51 GPs do Campeonato Mundial de Fórmula 1, sendo 47 nomeados em homenagem ao país e os últimos quatro à cidade de São Paulo. O circuito de Interlagos recebeu 41 corridas, começando com o evento inaugural em 1973. Em 1978 e de 1981 a 1989, a prova foi realizada no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Nas corridas disputadas no autódromo José Carlos Pace, o piloto mais bem-sucedido é Michael Schumacher, com quatro vitórias e dez pódios. Caso Max Verstappen ou Lewis Hamilton vençam neste ano, igualarão o recorde do campeão alemão no traçado paulista.

Entre as equipes, a Scuderia Ferrari lidera com nove vitórias, apenas uma a mais que a McLaren. Interlagos também foi o palco da primeira vitória de George Russell na Fórmula 1, em 2022.