IA dos carros de leilões permite verificar danos antes da negociação
Comprar um carro em leilão tem como benefício principal o custo, já que o bem pode ser adquirido por até 30% abaixo do valor da Tabela Fipe, mas é preciso atenção e observar outros pontos, como por exemplo, danos e estado de conservação do veículo. Pensando nisso, a Infocar, especializada em serviços de dados e tecnologia para avaliação veicular, criou o IAuto Danos, a IA dos carros de leilões, que identifica os danos causados ao veículo e oferece informações suficientes sobre o estado de conservação do mesmo, possibilitando uma transação segura e baseada em dados.
“O IAuto Danos tem como função, através de uma Inteligência Artificial desenvolvida internamente, identificar e classificar os danos em cada peça do veículo categorizando por cor e porcentagem, tudo com rapidez e precisão. Sua classificação por cor é a seguinte: cor amarela representa os danos leves, a (cor) laranja os danos médios e a (cor) vermelha os danos graves. Já a porcentagem do dano vai de 0 a 100%”, explica o diretor de tecnologia e produtos da Infocar, Sergio Gabriel Souza.
Falta de imagens dos carros em leilão
Um dos principais desafios do setor de leilões para automóveis é a falta de fotos dos veículos nos pátios, por serem considerados propriedade intelectual dos leiloeiros. O diretor de tecnologia e produtos da Infocar explica que o IAuto Danos foi desenvolvido para atender e sanar esse desafio, além de ser um avanço para outras ferramentas de identificação de danos já utilizadas pelo mercado.
“A ferramenta pode ser considerada um upgrade do Score de Leilão, que é a ferramenta de informação de danos mais utilizada nos veículos de leilão hoje em dia. Isso porque o Score de Leilão consegue definir o grau de danos aparentes no veículo de forma geral, já o IAuto Danos consegue fazer essa análise mais detalhada”, complementa.
O IAuto Danos, a IA dos carros de leilão, é uma tecnologia que possibilita:
Avaliação Precisa e Rápida: A solução analisa automaticamente fotos dos veículos, detectando a gravidade de seus danos. Otimizando o tempo de avaliação.
Transparência: Com relatórios detalhados, as partes envolvidas na transação têm acesso a informações claras sobre o estado real do veículo, garantindo uma negociação segura tendo uma decisão baseada em dados.